25 anos de Super Mario

Você conhece o Mario? Sim, conhece. É esse mesmo que você está pensando. E é com essa piada clichê e sem graça que lembramos que hoje, 13 de setembro de 2010, o mais famoso personagem dos games, aquele encanador gordinho e bigodudo, completa 25 anos.

Teoricamente, na verdade, o Mario é um pouco mais velho. Ele apareceu pela primeira vez em 1981, em Donkey Kong, mas com o nome de Jumpman. Foi só em 1985, em Super Mario Bros, para o Nintendinho, que ele foi batizado com o nome que carrega até hoje.

Pois bem, na flor da idade ou quase trintão, o fato é que o Mario é o maior ícone dos jogos eletrônicos. No Brasil, ele ganhou fama no início da década de 90, quando Super Mario World, do Super NES, foi lançado por aqui.

Minha versão favorita do bigodudo

Daí em diante, todo jogo que tinha a palavra ‘Mario’ no nome foi um sucesso absoluto, tanto aqui como lá fora. E a Nintendo colocou o mascote para andar de kart, jogar RPG, e depois, já quando ele havia passado para o universo das três dimensões, para jogar tênis, golfe e bater nos outros personagens.

Embora a década de 90 tenha marcado a queda da Nintendo do topo do mercado dos games, Mario continuou absoluto como o mascote mais conhecido e adorado pelos jogadores.

Além de Super Mario World, no qual ele era acompanhado do simpático dragão Yoshi, e de Super Mario Kart, que foi a estreia do encanador fora dos jogos de aventura, outro título marcante dessa época foi Super Mario 64, de 1996, que o introduziu ao mundo 3D. Mais que isso, o jogo se tornou uma referência na exploração das três dimensões na produção de jogos eletrônicos.

No mesmo ano, as corridas cheias de bananas e cascos de tartaruga ganharam uma continuação também em 3D com Mario Kart 64. Mario Party (1998), Mario Golf (1999), e Mario Tennis (2000) completam a grande biblioteca de títulos com o nome do encanador lançados na década.

E ele continua firme e forte, fazendo festas, salvando princesas, comendo cogumelos e esmagando tartarugas. Não adianta perguntar, todo mundo conhece o Mario! E se você não conhece, bem, então deve ter passado a infância atrás do armário.

Como nosso orçamento é extremamente baixo e (só) por isso não temos um infográfico bacana para relembrar os principais jogos do Mario, indicamos esse do G1. Para quem quiser relembrar, já postamos aqui no Babalu um texto sobre a eterna rivalidade do mascote da Nintendo com o ouriço Sonic, da Sega.

Esse aqui é só pra quem conhece mesmo. Vídeo com todos os jogos do Mario – do Donkey Kong de 1981 ao Super Mario Galaxy 2 de 2010.

Quer saber mais – jogos desconhecidos, power ups, história, etc. – sobre nosso herói? Clica aqui.

João Coscelli

2 Respostas

  1. Fui direto ver quem tinha postado! hahaah Só podia ser do Jojo!
    Thanks man!🙂 Muito bom!

  2. mario world! o melhor!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: