Onde você estava em 11 de setembro de 2001?

(obs.: O WordPress atualiza a data dos posts com outro fuso. Ainda é 11 de setembro no Brasil, não 12)

O Babalu é Califórnia não costuma tratar de assuntos pesados. A gente fala mais é de cultura pop, música, referências divertidas. Mas deixar passar em branco o aniversário de uma data importante da nossa década de 90 alongada ao início dos 2000 seria injusto.

Ao abrir a página inicial do WordPress, vi um blog com a chamada: “Where were you in 9/11?”. Esse é talvez um dos tópicos que mais seja lembrado quando se fala no assunto. Pra nós, no Brasil, o impacto e a tristeza não são os mesmos dos americanos – o autor do blog que eu citei é de lá. Mas todo mundo ficou sabendo de alguma forma, e sentiu algo em relação ao aconteceu (alguns até alegria, uma espécie de sentimento de vingança um pouco sádico, eu diria).

Proponho o mesmo que o autor, Mike LaMonica, e pergunto: onde você estava naquele dia? Eu me lembro de estar vendo TV na cama da minha mãe, sozinha, naquela manhã. Estudava na 7a série do ensino fundamental à tarde. De repente, o programa de variedades ao qual eu assistia foi interrompido pelas imagens. Chocantes – com o perdão do clichê sensacionalista.

Fui à aula, depois do almoço, e encontrei colegas e professores assustados. Só se falava nisso. “É a 3a Guerra Mundial”, “vamos todos morrer”, “é o fim do mundo” e por aí vai. Teve até gente chorando porque achou que o pai ia pra guerra.

Foi 9 anos atrás. Apesar das previsões catastróficas daquele dia, até que o mundo sobreviveu bem (com enormes ressalvas).

Usando a referência do blog de Mike, apontei no Google Maps onde eu estava naquele dia: Americana, interior de São Paulo

Daniella Cornachione

Uma resposta

  1. Nossa eu tava no meio da aula de história na oitava série, saí da aula e meu pai foi que nem um jato me buscar porque queria ver na teve o que acontecia no mundo! Teeenso!

Deixe uma resposta

