Mario vs Sonic: o duelo dos anos 90

Os anos 90 podem não ter sido marcados pelo  surgimento dos videogames, mas certamente são considerados a Era de Ouro do entretenimento eletrônico, quando todos os padrões que hoje servem de modelo para a indústria dos games foram criados. No início da década, antes de Sony e Microsoft entrarem no ramo, o mercado dos videogames, principalmente dos consoles domésticos, foi palco de uma batalha entre as japonesas Nintendo e Sega.
 
Ainda nos anos 80, quando a primeira lançou seu primeiro console, o Nintendo Entertainment System (NES), de 8-bits, a segunda veio com o Master System. Já nos anos 90, a Nintendo incorporou um Super à frente do nome de sua primeira plataforma e deu vida ao Super NES, enquanto a Sega respondeu com o Mega Drive (Genesis, nos EUA), dando início à guerra da Era 16-bits.
 sega-sonic
mariobrosNão foi só nesse universo, entretanto, que as fabricantes disputavam o público. O maior símbolo da guerra entre Nintendo e Sega não são seus consoles, mas sim seus mascotes: Mario e Sonic.
 
O primeiro, um encanador baixinho e gorducho que salva princesas e come cogumelos para ficar “grandão”. O segundo, o ouriço azul mais rápido do mundo – que completou 18 anos no último dia 23. Graças a Mario, a Nintendo assumiu o topo do mercado dos games e só largou depois dos anos 2000, com a entrada da Sony e o PlayStation. E percebendo a popularidade do encanador, a Sega criou o ouriço para tentar rivalizar e recuperar o atraso ante as vendas sempre crescentes das plataformas da concorrente.
 
Na batalha dos mascotes, assim como nas vendas de consoles, a Nintendo sempre manteve-se à frente. Embora fossem jogos de mecânica parecida – side-scrollers com inimigos que eram derrotados ao pular em cima deles – Mario ganhou título atrás de título, sempre com inovações, novos personagens e qualidade sempre crescente. Os jogos de Sonic também eram muito bons para a época, mas não tinham a simpatia do encanador, e faltava algo mais que velocidade para o ouriço alcançar o mascote da Nintendo.
 
Os anos se passaram, e ambos tornaram-se ícones da cultura pop em todos os lugares do mundo. Qualquer pessoa de cabelo espetado era chamada de Sonic, em alusão aos espinhos do ouriço. Até que chegou o momento da modernização, e os mascotes fizeram suas passagens do 2D para o 3D com a chegada da Nova Geração – o Nintendo 64 e o Sega Dreamcast. Se Mario sempre esteve à frente, foi neste ponto em que definitivamente deixou o ouriço para trás.
 
O primeiro jogo em três dimensões de Mario, Super Mario 64, foi um sucesso absoluto e até hoje é considerado a maior referência dos games em termos de câmera e controles de jogos 3D. E foi neste ponto que Sonic tropeçou. O mérito do ouriço sempre foi sua principal característica, a velocidade, e foi nisso que os produtores investiram. Sonic Adventure, o primeiro três-dimensões do ouriço, era mais um jogo de corrida que de plataforma, no qual Sonic viajava em velocidades alucinantes por belos cenários coletando argolas. O formato não agradou aos fãs do ouriço, e o jogo, também por ser curto, decepcionou em termos de vendas.
 
mario_vs_sonicEm 2002, porém, foi quando parecia que o ouriço conheceria o fim de sua história. A Sega anunciou que não mais trabalharia com o console Dreamcast e fechou suas operações para hardware, dando a entender que Sonic não ganharia mais nenhum jogo. Para a alegria dos fãs, os games continuaram a ser produzidos, mas para os consoles concorrentes – Playstation, Xbox (da Microsoft) e, posteriormente, o Wii, da Nintendo, com o qual recuperou a liderança nas vendas. E é justamente nesse console que se dá um dos duelos mais esperados da história dos videogames, justamente entre os dois mascotes.
 
mario_sonic_1Durante a época em que batalhavam, muito se imaginou – e se sonhou – como seria um jogo que tivesse Mario e Sonic, ou mesmo uma batalha entre os dois. Pois o embate pode ser realizado de forma esportiva em Mario & Sonic at the Olympic Games, ou na porrada mesmo, em Super Smash Bros Brawl, no qual você coloca os dois mascotes para lutar.
Por mais que a Nintendo tenha sempre se mantido à frente da Sega e, posteriormente o inimaginável aconteceu (saíram jogos do Sonic para sua eterna rival, a Nintendo), ambos os mascotes dividem legiões sobre quem é o mais carismático da história dos videogames. Muitos personagens apareceram ao longo do tempo, mas nenhum deles simboliza suas marcas da forma como Mario e Sonic o fazem. Ambos são, indiscutivelmente, símbolos dos games não só nos anos 90, mas em toda a história dos jogos eletrônicos.

João Carioca –  colaborador e macho alfa do Cromossomo Y

5 Respostas

  1. Joguei muito Sonic na minha vida…. SEGAAAA…

  2. Sonic hoje em dia virou um camaleão que trabalha pra tudo na indústria.

    Não sei se isso é bom ou ruim.

  3. Isso e muito ruim por q perdeu aquele brilho q tinha no passado entre mario e sonic

  4. eu sempre acreditei q a sega seria a melhor no mundo dos video games tenho tres games da sega e acho que eles sao muito mais melhores do que os comsoles da nintendo e gostaria de mostar um dos meus progetos para vcs um video game mais melhor do que o plaiStatio2e o 3

  5. […] Como nosso orçamento é extremamente baixo e (só) por isso não temos um infográfico bacana para relembrar os principais jogos do Mario, indicamos esse do G1. Para quem quiser relembrar, já postamos aqui no Babalu um texto sobre a eterna rivalidade do mascote da Nintendo com o ouriço Sonic, da Sega. […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: