FE-BRES DOS ANOS 90 (03)

Quem tinha medo do boneco do Fofão?

boneco-fofao

Fofão: 25 anos de sucesso e ícone das gerações de 80 e 90

O personagem Fofão foi um fenômeno estranho. Não só porque o boneco causa certo medo em crianças mais sensíveis, mas também porque ele foi ícone de pelo menos duas gerações. Fofão, um ser alienígena vindo da Fofolândia, apareceu pela primeira vez em 1983 no programa Balão Mágico. Ficou na atração até 1986, quando foi convidado pela Rede Bandeirantes para apresentar uma atração própria: a TV Fofão, que foi ao ar de 1987 a 1989. Em 1994, Fofão voltou para a televisão e comandou o show por mais um ano. A minha parte preferida era quando ele cantava parabéns para os aniversariantes do dia.

 

O punhal que a lenda dizia estar dentro do Fofão, era apenas a haste que sustentava a cabeça do boneco

O punhal que a lenda dizia estar dentro do Fofão, era apenas a haste que sustentava a cabeça do boneco

Em 2008, o personagem Fofão comemorou 25 anos de existência com um Almanaque. Além disso, Fofão foi personagem de histórias em quadrinhos, álbum de figurinhas, shampoo, doces e claro o inesquecível boneco – que chegou a vender 4 milhões de exemplares. No meu bairro, todas as crianças tinham o seu. O boneco era super fofo e era quase do nosso tamanho. No entanto, em meados dos anos 90 surgiu uma lenda de que o pobre Fofão era amaldiçoado e vinha com um punhal dentro. Lembro de ter pedido para minha mãe jogar o meu fora várias vezes, mas a minha irmã resistia. Não lembro como e nem quando o boneco desapareceu da minha casa. Fato é que o Fofão continua na ativa e ainda é possível vê-lo ao vivo em shows pelo Brasil. O intérprete do Fofão, Orival Pessini, gerencia hoje um site e um grupo dedicados a esse inesquecível personagem!

Natalia Guaratto

25 Respostas

  1. Credo, meu, abro o blog e leve susto!
    Mas Fú, a segunda foto aí é montagem, certeza…
    Medo!
    bjoss
    Dani

  2. minhas irmas diziam que eu parecia o fofão quando nasci😦 magoou!

  3. Putz, Fe, morri!
    Ainda bem q vc cresceu!

  4. Tenho medo. Lembrei do Boneco Assassino, que por algum motivo desconhecido habita a garagem da minha avó.

  5. eu adoravaaaa p fofão e o seu bombom murchoooooo!!! ehuehuehuehe
    arghh!

  6. Nossa Fú, eu morria de medo desse boneco. Também me lembrava o Chuck, até hoje tenho medo e nao assisto os filmes.. rs
    Beijos.
    Dri.

  7. eu ainda tenho uma relíquia lá em casa, que não irei me desfazer, atualmente comprei um cd, ele é o artista do meu quarto…., eu não sabia que ele causava medo….
    bjs…

  8. eu não sei pk hoje anoite agorinha mesmo eu digitei fofão no google e faley pra minha mãe ke a buchecha é real e essa foto ke eu tô comentando agora me xamou muito a atenção será ke term mesmo o punhal dentro; quem tiver o boneco porfavor abra e acabem de vez com esse mistériio!!!!

  9. […] lançados ou fizeram sucesso nessa década. Alguns já passaram pelo blog, como a mola maluca e o Fofão. Outros ainda merecem nossas lembranças, como o Pula Pirata, o Pega Peixe, o Jogo da Vida e muitos […]

  10. eu tenho um me lembro muito bem eu tinha 4 anos de idade qualdo minha mae me batia por qeu eu chorava por causa de eu era muito fan dele ate hoje pois concegui um boneco igualsinho esse ao falta a roupa rsrrssr

  11. tenho muito medo

  12. eu tenho um poko d medo do boneco do fofão principalmente pq ele é meio feinho mais eu tenho mais medo é da minha boneca uma vez eu fui pega um calçado no meu quarto e tive a impressão d q ela rodo o olho e hoje mesmo eu entrei no quarto pra pega minha bolsa q eu ia sai e parecia tambem q ela respirava eu morro d medo dela quando eu vo dormi.

  13. Um dia o meu tio estava no google me mostrando um boneco do falcon e depois nós vimos o boneco do fofão. Eu me escondi atrás da minha mãe e depois, quando o meu outro tio chegou ele disse que a namorada dele tinha um boneco do fofão e quando ela abriu ele tinha uma faca dentro.

  14. que nada bummmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  15. noooossa cara eu vim saber dessa historia depois que um amigo me contou ele viu esse boneco num dvd da loira do banheiro e ele disse que esse boneco tinha uma espada que era comandada por o demonio ai depois eu fui pesquizar na net e vi que era verdade

  16. Eu sou testemunha ocular de que eu mesmo vi um punhal deste em um boneco na casa de um amigo meu , pois a filha dele na época era menor de idade e quando surgiu o boato eu mesmo verifiquei e constatei que entre a cabeça e o tronco do briquedo tinha mesmo um punhas feito com um material plástico.
    Bom por que ele se encontrava ali eu não sei , e tão pouco mim arriscarei a falar contrar o seu autor, mais o que eu digo é pura verdade quem quiser pode add o meu e-mai paulo.ninja@hotmail.com ou o meu orkut gsd_25@hotmail.com.
    Um abraço galera.

  17. Lembro-me desse episódio sobre a existência de um punhal dentro do boneco..
    FOI MAIS UMA BESTEIRA INVENTADA PELOS SEGUIDORES DA IGREJA UNIVERSAL.
    Só mesmo um JUMENTO para acreditar numa dessas.

  18. Morri ia de medo dele. Pedi minha mãe para jogar ele fora de qualquer forma, além do mas ele é feio pra caralhoooooo !!!!

  19. o fofão e mesmo o chucky brasileiro

  20. as pessoas inventam cada uma…. quem for colocar fora o fofão por causa disso, pode mandar pra mim,hehehe, pois tenho boas recordações da minha infância e ele fez parte dela….

  21. … minha colega, ela tinha um desse.. e veio com uma faquinha dentro

  22. não é lenda.Eu ganhei o boneco Fofão quando tinha 4 anos. e brincando com meu primo, a cabeça do boneco saiu, e meu primo cortou o dedo, por causa do punhal…essa história e verdadeira

Deixe uma resposta

