Só eu sei …

As poucas horas que me separam do momento mais esperado do ano pelos alunos das faculdades de comunicação e arte da cidade de São Paulo, o famoso JUCA, me fazem lembrar quando eu estava no ginásio e contava os dias para as Olimpíadas da escola.

Elas geralmente aconteciam em outubro e paralisavam com todas as atividades escolares. Todo mundo participava: Pais, mães, avós, avôs, tios, tias, primos, colegas, funcionários, professores…

O evento contava, além dos jogos, com apresentações artísticas e culturais em que a turma tinha que mostrar que sabia trabalhar em grupo e que conseguia organizar danças, teatros que pudessem acrescentar algo para quem participasse e, óbvio, também para quem assistisse.

Os professores eram os juízes e davam a pontuação conforme o regulamento. Cada turma tinha o seu representante que resolviam os problemas e ordenavam o que deveria ser feito no dia.

Era uma verdadeira aula de como viver em sociedade.

Mas, claro que o jogo era o momento ápice, pegava fogo. As torcidas tinham gritos de guerra, bandeira, camisa personalizada e todos os apetrechos necessários para fazer barulho e chamar atenção.

A rivalidade entre as classes era pior do que a do Corinthians e Palmeiras, ou então, Flamengo e Fluminense. Dava-se o sangue pelo time. Gritos, empurrões, táticas de jogos, time “A” e time “B”, a sensação era de estarmos numa Olimpíada de verdade. Tinha até abertura e encerramento!

A classe inteira participava. Quem não jogava, torcia. Aí de quem mexesse com alguém da turma, ali era “um por todos e todos por um”. 

E essa sensação de união é muito boa, a de “vamos lá time”, a de que não estamos sozinhos nessa faz muito bem…

E, agora, vamos Cáspeeeeeeeeeerrrrr para mais um JUCA!

Mariane Battistetti

 

Uma resposta

  1. battisssssssss… eu n tenho JUCA!!! mas lembro da Olimpiadas!!! a gente brigava muito e eu morro mto mto mto de saudade……
    modestia a parte, acho que eu e vc fomos ícones da “Olimpíadas do Sagrado”
    hauahauhauhauaha
    beijos!

Deixe uma resposta

