É no pagode, lê, lê, lê, lê, lê!

Quando o assunto é música, a década de 90 é lembrada pelo surgimento do movimento grunge, com a explosão de bandas como Nirvana e Pearl Jam, e também pela febre das boy bands, cujos expoentes são os garotos do BackstreetBoys, N’sync e Five. Já aqui no Brasil, a cena musical foi marcada por uma grande mistureba. De um lado, surgiam o mangue beat, a Nação Zumbi, e os Raimundos. De outro, o É o Tchan emplacava um sucesso atrás do outro. No meio de tudo isso, aparecia um gênero musical que se consagraria para eternidade: o pagode romântico. 

Misturando a batida do samba com letras melodiosas e refrões grudentos, Alexandre Pires, Salgadinho, Belo, Rodriguinho e companhia produziram dezenas de hits e venderam milhares de discos. O ritmo divide opniões, há quem ame e há quem odeie o pagode.  O fato é que nos anos 90, os pagodeiros entraram para a história e atire a primeira pedra quem nunca cantou um dos sucessos desses grupos!

spcSó pra contrariar – Foi formado em 1989, na cidade de Uberlândia (MG) e lançou o primeiro disco em 1993. Ficou famoso por causa das músicas “Que se chama amor” e “A barata”. Tinha Alexandre Pires nos vocais, que em 2002, abandounou o grupo para investir em carreira solo.
Vai dizer que você não cantou? – (Quero te abraçar, quero te beijar, te desejo noite e dia, quero me prender todo em você, você é tudo o que eu queria).

katingueleKatinguelê – Liderado pelo cantor Salgadinho, o grupo conquistou o sucesso graças às músicas  ” Inaraí” e “Engraçadinha”. Também ficou famoso por lançar a moda entre os pagodeiros de usar óculos escuros na testa. Está na ativa até hoje e lançou um disco recentemente.
Vai dizer que você não cantou? – ( Lua vaaaai, iluminar os pensamentos dela, fala pra ela que sem ela eu não vivo, viver sem ela é meu pior castigooo).

molejoMolejo – Desde 1993 nas estradas, o Molejo conquistou as paradas e o público apostando em letras engraçadas como “Cilada” e “Dança da Vassoura”. Difícil esquecer a irreverência e as trapalhadas do vocalista Anderson Leonardo.
Vai dizer que você nunca cantou? – (Andrézããão, sabe qual a brincadeira que eu mais gosto? É claro que não! Aquela brincadeira de beijar. Tudududu, tudududu, uh!)

travessosOs Travessos – Surgiu em 1992, mas viveu seu auge a partir de 1998, com Rodriguinho nos vocais. Fez sucesso ao acrescentar rap às músicas românticas como na faixa ” Quando a gente ama”.
Vai dizer que você nunca cantou? – ( Sorria que eu estou te filmando, sorria o coração tá guardando o seu nome aqui dentro de mim, uoo ô oouu).

 

sowetoSoweto – O grupo é mais conhecido por ter lançado o pagodeiro Belo e a moda dos cabelos descoloridos com água oxigenada, mas seu segundo disco “Refém do coração”, lançado em 1997 fez muito sucesso pelo Brasil inteiro.
Vai dizer que você não cantou? – ( É vocé que domina sem saber, meu desejo, meu prazer, toda vez que eu faço amor, seja onde for, é você…).

desliga_e_vem1Exaltasamba – Também com um ex-vocalista adepto do cabelo descolorido, o Exaltasamba surgiu em 1992 em São Bernardo do Campo (SP). É dono de inúmeros hits como “Desliga e Vem”, “Cartão Postal” e “Luz do Desejo””. É um dos poucos grupos de pagode que conseguiu se manter mesmo com a saída de alguns integrantes e continua fazendo sucesso.
Vai dizer que você nunca cantou? – (Eu me apaixonei pela pessoa errada, niguém sabe o quanto eu estou sofrendo, sempre que eu vejo ele do seu lado, morro de ciúmes, estou enlouquecendo).

negritude-jr-porcelanaNegritude Júnior – É mais conhecido pelo vocalista Netinho de Paula. Se Formou na Cohab de Carapicuíba em 1986, mas só se se projetou nacionalmente em 1999, graças à música “Conto de fada”.
Vai dizer que você não cantou? – ( Tô chegando na Cohab para curtir minha galera, dar um abraço nos amigos e um beijinho em minha cinderela).

 

artpopularArt Popular – Gravou seu primeiro disco em 1993 e se diferenciou por acrescentar elementos de música eletrônica e black em suas músicas.  Variando sucessos românticos como “Valeu demais” e canções irreverentes como “Bom-bocado”, o grupo continua na ativa.
Vai dizer que você nunca cantou? – (Pimpolho é um cara bem legal, que pena que não pode ver mulher, na dança ele já pede pra baixar, já pede pra baixar, ela quer parar e ele não quer!).

Natalia Guaratto

11 Respostas

  1. Adooorei!
    Lua vaaaaai iluminar os pensamentos delaaa…

  2. Ué.. Com a Rolling Stone do Kurt Cobain na mão c me faz um post sobre pagode-mela-cueca?

    Algo errado não está certo.. ahuahuahauhauahau

  3. HAHAHAA….

    Tem que ter de tudo!
    Muito boa!

    Só faltou o Raça Negra! esse é velho!

  4. Fú… você esqueceu do SU-CES-SO do SPC…

    “sai pra lá se manda, vê se me esquece,
    não aguento mais, já to com estresse,
    se do a mão quer logo o pé, vê se desaparece…”

    Mas´tá ótemoooo😛
    bjs

  5. Hahahaha
    Muito bom, essa Natalia Guaratto é fera mesmo!

    Como grande conhecedor do pagode, o gênero foi muito bem definido e exemplificado através dos grupos citados!

    Foi uma grande viajem, uma volta aos tempos áureos do verdadeiro pagode!

  6. Meninas! Estou adorando o blog de vcs!
    Maaas, Fu, para mim o graande sucesso do Soweto era:
    “Seu amor é demais, vai ficar tudo azul, minha estrela da paz, meu cruzeiro do sul”, hehehe…
    Não sei se tb é dessa época e nem sei de quem é, mas aquela música da “Mariana” tb era um cláaassico do pagode!

  7. Nossa é verdd, como nossos anos 90 no pagode foram ruins e bons “não se por que” ao mesmo tempo né….. musica ruim que grudava na cabeça não faltaram nesta época, até euuu, euuu eim até hj sei cantar aquela..

    “eu me apaixonei pela pessoa errada ninguém sabe o quanto que eu estou sofrendoo”

    hahahha…

    mais a Fuh é especialista no assunto então não penso nem em questionar o seu texto rsrs…

    muito legal o blog, gostei parabéns a todos…. vou começar a voltar mais vezes.

    bjoss

  8. Foi pra isso que eu te criei, Natyellen?

  9. Temos que fazer um post de axé!

    A clássica GERA SAMBA hahaha que originou o É o Tchan….
    hahaha
    E aquela música que a gente se acabou na última cervejada : “bomxibomxibombombom….”

  10. Gostei de recordar o passado!!! Só acho injusto não lembrar do Raça Negra que na minha opinião depois do SPC foi o mehor grupo de pagode que existiu. Ahhh!!! que por sinal começou bem antes que todos citados acima e faz sucesso até hoje. Bjos meninas e parabéns pela iniciativa!!! Pagode Romântico é tdo de bom e não morre nunca…

  11. MUITO LEGAL !!!!!! só esqueceram da banda brasil que fez muito sucesso com a musica poderosa !!!!!!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: